Como solucionar os erros mais comuns na transição digital em negócios imobiliários


No mercado imobiliário já não é mais segredo o quanto o digital ganhou importância nos últimos anos e se tornou um meio essencial de vendas. Por proporcionar diversas possibilidades de estratégias, as ações de marketing imobiliário na internet se destacam pela assertividade na abordagem e monitoramento do momento dos clientes na jornada de compra.  

Porém, para inserir a sua marca no digital e alcançar resultados satisfatórios não basta apenas ter um site, disparar alguns e-mails e esperar o contato dos clientes pelo Whatsapp. Apesar de simplificar etapas e processos nas vendas, o digital exige um planejamento estratégico que esteja de acordo com o seu público e com a sua marca.   

Dito isso, trouxemos para você 5 erros mais comuns de empresas que estão fazendo a transição para o digital e o que é preciso se atentar para não repeti-los. São erros básicos, mas que podem comprometer bastante as vendas de imóveis na internet.   

 Falta de segmentação  

Já começamos pelo erro que pode trazer muita dor de cabeça para a sua imobiliária: não conhecer o seu público e nem o seu comportamento na internet.  

Uma das maravilhas do digital é poder trabalhar com dados concretos referentes ao seu cliente, e não utilizá-los pode colocar tudo a perder.   

Segundo estudos da We Are Social, 160 milhões de pessoas usam internet no Brasil. É muita gente, né? Você até pode divulgar os imóveis aleatoriamente e atingir muitas dessas pessoas, mas a chance de converter em vendas é mínima. Afinal, é como se você estivesse abordando uma pessoa na rua para vender um imóvel sendo que ela só estava indo comprar um sorvete.  

O esforço gasto no processo é alto demais para ter um resultado insatisfatório. Sem uma estratégia focada em marketing imobiliário, maiores as chances de impactar públicos que não estão interessados no seu imóvel, os chamamos leads não qualificados.  

Para corrigir esse problema, defina as personas do seu público. Descubra dados como idade, localização, costumes, gostos e estilo de vida. Assim, você conseguirá traçar os interesses das personas na internet e finalmente atingir o público certo para a sua estratégia de marketing digital.  

Não ter um site responsivo e nem otimizado para SEO  

Ter um site imobiliário se tornou uma obrigação. Ele precisa, além de ser funcional, ser encontrado pelo público e fácil de navegar. 

Na hora de criar ou otimizar um site, você deve seguir boas práticas de SEO, conversão, e ainda proporcionar uma boa experiência para o usuário. 

SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de técnicas de otimização para que páginas e conteúdos na internet alcancem as primeiras posições nos mecanismos de busca, como o Google, de modo a atrair mais visitantes. Logo, é extremamente importante que o seu site siga essas técnicas para ter maior alcance e mais chances de converter visitantes em clientes. 

Os benefícios de um site otimizado são diversos, tais como: 

  • Ser encontrado facilmente; 
  • Gerar leads; 
  • Ganhar autoridade; 
  • Promover seus imóveis a um menor custo; 
  • Vender mais em menos tempo; 
  • Vencer a concorrência. 

Uma boa maneira para atrair mais leads do mercado imobiliário para o seu negócio é por meio de um blog. Além de ajudar a esclarecer dúvidas e poupar tempo de um corretor em seu processo de venda, o blog serve como “isca” para os visitantes, uma vez que ajuda a complementar a estratégia de Marketing e a indexar mais palavras-chave no processo de SEO. 

Por fim, não se esqueça de tornar o seu site responsivo. Muitas imobiliárias ainda não levam em consideração que a maioria das pessoas utiliza seus celulares para fazerem buscas na internet, e continuam disponibilizando sites que não se adaptam bem aos dispositivos móveis.  

Um site não adaptado para smartphones gera uma péssima experiência para o usuário, que irá desistir de navegar por ele e pode partir para a concorrência. 

 Não ter engajamento nas redes  

Você sabia que o Brasil é o segundo país que passa mais tempo nas redes sociais? Por isso, se você deseja fazer mais negócios imobiliários é preciso também ter essa presença. 

Crie estratégias de marketing digital para promover conteúdos relevantes para o seu público e mantê-los engajados. Capriche nas fotos e vídeos que você irá divulgar, eles são uma vitrine para o usuário e despertam o interesse e a curiosidade em saber mais sobre seu produto. Mas atenção, não divulgue apenas imóveis nas redes. 

Muitas imobiliárias não possuem estratégias de marketing, por isso acabam replicando as mesmas informações do site nas redes sociais. É preciso diversificar o conteúdo! Fale sobre curiosidades e facilidades que os bairros dos imóveis oferecem, assuntos importantes relacionados, como financiamentos, taxa de juros e novidades do mercado. 

Invista em fotos e vídeos de qualidade para atrair visitantes.

Não manter um atendimento online 

Quando um usuário pesquisa por um imóvel na internet, ele busca por agilidade e qualidade de informação. Se a sua imobiliária não possui uma pessoa disponível para atendimento online via chat, certamente você não fornecerá vantagens para quem visita o seu site. 

Lembre-se, as redes sociais não servem apenas para divulgar imóveis, elas também servem como canais de atendimento. Por isso, certifique-se que você irá conseguir dar a devida atenção em todos os canais digitais. 

Caso contrário, você irá proporcionar uma experiência ruim para o lead, que irá se sentir ignorado, e pode destratar sua marca na internet. 

Ter atendimento online agrega valor a sua imobiliária.

Não ter um CRM 

Não ter uma boa ferramenta de CRM é prejudicial para qualquer imobiliária. Sem ela, não é possível concentrar todas as informações da parte administrativa e financeira, nem controlá-las virtualmente. 

Além disso, é necessário estar apto a enviar e receber documentos, bem como ser capaz de disponibilizar assinatura digital para o cliente. Sem isso, sua imobiliária mantém a burocracia para resolver pendências de modo presencial. 

Como você pode ver, as imobiliárias precisam aperfeiçoar os seus canais digitais caso queiram aumentar a venda de imóveis na internet. Na dúvida, contrate uma equipe de profissionais como a Open.  

Há 20 anos no mercado, somos especialistas no setor imobiliário e já atendemos as principais construtoras e incorporadoras do Brasil. Entre em contato para saber mais! 


Nayara Gama

Seja o primeiro a saber

Cadastre-se para ficar por dentro das novidades do blog e da agência!


Rua Alagoas - 1160 - 6º andar CEP: 30130-160
Bairro funcionários

Rua Dom Pedro II - 349 - sala 404 CEP: 90550-142
Porto Alegre - RS

31 3047.2931
contato@agenciaopen.com