Me nota: estratégias de marketing para se destacar em meio a tantas opções


Você já teve a sensação de que o seu mercado está saturado e que a cada dia surge um novo concorrente? Tornar-se a primeira opção de escolha dos consumidores é o sonho de toda organização. Porém, com o mercado cada vez mais competitivo, isso acaba sendo uma tarefa bastante difícil.

Não se destacar em meio a concorrência implica muitas consequências negativas, como perda de faturamento, competição estritamente por preço e até mesmo risco de falência.

Diante desse cenário, separamos dicas para você vencer a concorrência e ocupar uma posição de destaque.

6 Estratégias de marketing para se diferenciar da concorrência

Se tornar referência na mente do consumidor e ser a primeira opção de compra é o desejo de toda marca. Entretanto, essa não é uma tarefa nada fácil e muitas empresas não conseguem se diferenciar e acabam abaixando os seus preços para atrair mais consumidores.

A longo prazo essa pode ser uma estratégia perigosa e pouco sustentável. Por isso, listamos 6 dicas infalíveis para você começar aplicar e ter ótimos resultados.

1) Conheça o seu público

Essa dica pode parecer meio óbvia, mas muitas empresas cometem o erro básico de tentar impulsionar vendas sem antes mesmo pesquisar. Neste caso, é importante ressaltar que você não é o seu público-alvo!

A melhor forma para conhecer a sua demanda é criar uma persona, ou seja, uma representação semifictícia do seu público-alvo. Para montar a sua persona, faça uma análise sobre:

  • Dados demográficos
  • Faixa etária
  • Renda
  • Hábitos de consumo
  • Quaisquer outros dados que forem relevantes para o seu nicho

Em seguida, transforme esses dados em um personagem. Por exemplo:

Fernanda tem 27 anos, é formada em arquitetura e trabalha como autônoma. Em seu tempo livre, adora ver séries na Netflix sobre reforma e decoração para buscar referências em seu trabalho. Atualmente, está estudando sobre marketing digital para ter mais presença no mundo virtual e divulgar o seu serviço de forma abrangente.

Ao ter uma persona bem definida, você não só conhece o seu público mais a fundo, como também consegue direcionar as suas estratégias de marketing de maneira mais assertiva para os seus consumidores.

2) Identifique os concorrentes

Quase tão importante quanto conhecer a sua demanda, é conhecer os seus concorrentes. Para isso, você deve analisar:

  • Como eles se posicionam
  • Como são os produtos ou serviços que eles oferecem e como eles se diferenciam dos seus
  • Quais as faixas de preços que eles cobram
  • O que as pessoas comentam sobre eles na internet

Ao identificar o perfil de seus concorrentes, fica muito mais fácil entender como o mercado está reagindo e desenvolver estratégias de marketing para se destacar frente à sua concorrência.

É importante estudar o mercado e criar estratégias para se diferenciar.

3) Análise SWOT

Uma forma eficiente para fazer uma análise interna e externa da sua empresa é através da matriz SWOT, uma ferramenta de gestão utilizada para a definição de estratégias.

SWOT é uma sigla em inglês, que se refere a junção das palavras:

  • Forças (Strengths)
  • Fraquezas (Weaknesses)
  • Oportunidades (Opportunities)
  • Ameaças (Threats)

Do ponto de vista interno, a análise SWOT permite entender melhor quais são os pontos falhos da sua organização e os pontos que você mais domina. Assim, é possível pensar estrategicamente como melhorar as suas fraquezas e como exaltar ainda mais as suas forças e qualidades.

Já do ponto de vista externo, a matriz SWOT permite compreender melhor o seu mercado, identificando as ameaças que o seu negócio pode ter em relação aos seus concorrentes e as oportunidades do seu nicho, que podem ser exploradas por você.

4) Reforce o seu branding

Agregue valor à sua marca e aos seus produtos e serviços. Em mercados competitivos, você deve elaborar estratégias de marketing para estar sempre na mente dos consumidores. Em um mundo cada vez mais tecnológico, é ainda mais importante ter uma presença digital.

Se você já possui uma marca, pesquise para saber se está na hora de uma reformulação. Repense seu slogan e certifique-se que ele transmita uma mensagem forte e impactante. Reveja a sua identidade visual para que ela fique mais moderna e reconhecível.

Note que empresas como Starbucks e Nespresso basicamente vendem commodities, como café e outros produtos de baixo valor agregado. Entretanto, ambas as marcas são mundialmente conhecidas pelos seus respectivos brandings, que transmitem a ideia de qualidade, praticidade e sofisticação em suas lojas.

Reforçar o seu branding permite que você se diferencie da concorrência sem precisar brigar por preço. Afinal, os consumidores percebem o valor agregado da sua marca e se tornam propensos a pagar mais, como no caso da Nespresso.

5) Atendimento focado na experiência do consumidor

Crie uma cultura centrada no cliente. Ainda utilizando os exemplos da Starbucks e Nespresso, é possível analisar como as duas marcas são experts em proporcionar experiências.

Quando se pensa em Starbucks, um consumidor associa a marca a um lugar para tomar café, encontrar amigos e até mesmo como um escritório para aqueles que trabalham remotamente.

Em relação à Nespresso, um consumidor pensa em um lugar para descobrir e degustar as novidades do mundo do café e ainda fazer compras para ter a praticidade e qualidade em sua casa com cápsulas e máquinas.

Perceba que, em ambos os casos, não basta ter apenas um atendimento de qualidade: o que realmente importa são as experiências proporcionadas.

O atendimento das empresas deve ser focado na satisfação do cliente.

6) Invista em Marketing Digital

Como vimos anteriormente, é fundamental desenvolver estratégias focadas nos consumidores e ter um branding que reforce essa cultura centrada no cliente para agregar valor à marca. Porém, nada disso adianta se as pessoas não tiverem conhecimento da sua marca. Por isso, invista em marketing!

Crie estratégias de marketing focadas:

  • No relacionamento com o cliente
  • No destaque do seu produto
  • Oferta de conteúdos e presença digital

Com a popularidade das redes socais e uso de dispositivos mobile é fundamental que a sua marca tenha presença virtual. Hoje, a jornada de compra do consumidor é praticamente online, por isso é essencial investir em estratégias de marketing digital.

Saber se destacar da concorrência não é uma tarefa fácil, mas é extremamente importante para se manter competitivo. Em uma sociedade cada vez mais tecnológica, ter presença digital se tornou uma obrigação para qualquer empresa.

Para ter destaque no seu mercado, você pode contar com a ajuda da Open: somos especialistas em estratégias de marketing e projetos digitais. Oferecemos soluções que conectam empresas a consumidores por meio de experiências 100% digitais. Fale com a gente!

 


open

Seja o primeiro a saber

Cadastre-se para ficar por dentro das novidades do blog e da agência!


Rua Alagoas - 1160 - 6º andar CEP: 30130-160
Bairro funcionários

Rua Dom Pedro II - 349 - sala 404 CEP: 90550-142
Porto Alegre - RS

31 3047.2931
contato@agenciaopen.com