Pinterest para Negócios


Você já ficou sem ideias para decorar a sua casa ou escolher uma roupa para uma festa? Já pensou em fazer uma tatuagem e não sabia qual desenho escolher?  Certamente você já ficou sem inspirações para essas ou outras situações e buscou referências nas redes sociais. 

Uma ótima maneira para buscar referências é por meio do Pinterest, uma rede social que, assim como o Instagram, funciona como uma plataforma visual e é gratuita. Apesar de algumas semelhanças, o modo de utilizar o Pinterest é diferente, mas ele também é uma ótima ferramenta para expor a sua marca. 

Se você ainda não conhece o Pinterest, continue lendo para descobrir mais sobre essa incrível plataforma digital e como você pode adotá-la em suas estratégias digitais para alavancar o seu negócio! 

O que é o Pinterest? 

O Pinterest é uma rede social de compartilhamento de imagens com mais de 200 milhões de usuários em todo o mundo. Todo o seu conteúdo é dividido em categorias de imagens que servem de inspiração para diversos tipos de projetos pessoais e profissionais. 

Todas as imagens, vídeos ou GIFs, são chamados de Pin. Quando você salva um conteúdo, ele fica armazenado em seu perfil por meio de pastas, também chamadas de Pinboards. 

Essas pastas são organizadas por meio de categorias que o usuário nomeia, de acordo com as suas necessidades. 

Por exemplo: imagine que você vai reformar a sua casa, mas não sabe muito bem o que deseja fazer em cada cômodo. Ao buscar inspirações, você pode acessar o Pinterest e salvar as imagens de seu interesse em diferentes categorias (ou seja, suas pastas), como quartos, banheiros e cozinha. Assim, é possível olhar futuramente com calma todas as imagens salvas que servirão como referência para cada cômodo que você deseja reformar. 

Dessa forma, o Pinterest é uma maneira bem mais prática para organizar ideias, sem precisar baixar conteúdo e ocupar espaço de armazenamento do seu computador ou celular. Você simplesmente pode acessar a sua conta pela web ou aplicativo a qualquer hora. 

Como funciona o Pinterest para Negócios 

Como vimos anteriormente, uma pessoa utiliza o Pinterest para buscar referências. Isso significa que ela está na fase de descoberta da jornada de compra, e por isso a sua marca deve aparecer e oferecer uma solução para ela neste momento. Assim você aumenta as oportunidades de vender para quem realmente está buscando pelo seu produto ou serviço. 

Na prática, quando uma pessoa faz uma busca por um determinado tipo de conteúdo no Pinterest, ele funcionará como o Google, aparecendo na tela inicial os conteúdos mais visualizados e mais bem posicionados de acordo com a palavra-chave buscada. 

Para um usuário comum ele está apenas buscando ideias e inspirações. Logo, com uma boa estratégia de marketing digital, você aparecerá na tela inicial, atraindo visitantes e se posicionando como a inspiração que o usuário procura. Dessa forma, as pessoas vão encontrar, conhecer ou até mesmo comprar o seu produto ou serviço. 

O conteúdo aparece de acordo com a palavra-chave utilizada na barra de pesquisa.

Como criar uma conta Pinterest Business 

Existem duas formas para criar uma conta comercial. Se você ainda não possui uma conta no Pinterest, basta: 

  1. Acessar o Pinterest Business e criar um perfil com nome da empresa, foto, endereço do seu site e país onde se localiza.  
  1. Selecionar o foco da empresa e definir os seus objetivos: vender mais, direcionar tráfego para o seu site, aumentar reconhecimento de marca, entre outros.  
  1. Selecionar o tipo de empresa para ter acesso ao seu perfil Business. 

Caso você já tenha uma conta pessoal e deseje transformá-la em Business, basta seguir o passo a passo: Configurações > Configurações da conta > Selecione “Iniciar”, no item “Converter para conta Business” > Clique em “Trocar para Business”. 

Criar uma conta Business é rápido e simples.

7 dicas para otimizar o Pinterest Business 

O Pinterest é uma excelente plataforma digital para você incorporar às suas estratégias de marketing. Por isso, preparamos 7 dicas para você utilizar a rede social da melhor maneira e levar gratuitamente os visitantes do Pinterest para a sua marca. 

1.Estudo de mercado e SEO 

Agora que você já sabe que o Pinterest funciona como um mecanismo de busca, assim como o Google, não se esqueça de utilizar práticas de SEO, colocando palavras-chave nos títulos e fazendo descrições com informações relevantes em todas suas publicações. Isso aumentará as chances do usuário te encontrar. 

2.Links externos  

O Pinterest permite colocar links em todas as publicações, por isso, utilize links estratégicos para redirecionar o usuário a uma página que você deseja: site, loja online ou outras redes sociais. 

3.Botão salvar  

Utilize essa funcionalidade em sua loja, isso permite que os usuários compartilhem o seu conteúdo com outras pessoas, aumentando o seu alcance gratuitamente. 

4.Pinterest Ads 

Outra forma de aumentar o alcance dentro do Pinterest é por meio de anúncios. Você pode utilizá-los para fortalecer o seu branding ou aumentar o alcance e conversão de produtos. 

5.Catálogo de produtos 

Essa funcionalidade permite que você preencha uma planilha contendo todas as informações dos seus produtos: preço, disponibilidade, onde comprar. Isso facilita a experiência do usuário para encontrar todas as informações de uma só vez. 

6.Aba de engajamento  

Serve como uma central na qual você pode ver e responder os comentários e menções em um só lugar. Isso vai te ajudar a se relacionar mais facilmente com o seu público. 

7.Analytics 

Serve para otimizar suas estratégias com base em dados. Nele é possível analisar estatísticas da página, tais como: número de acessos, perfil do público, tipo de dispositivo mais acessado, ver quais pins foram mais visualizados, entre outros. 

 Viu só como o Pinterest é uma excelente ferramenta para você incorporar às suas estratégias de marketing digital? Comece agora mesmo a utilizá-lo. Procure parceria com uma equipe de especialistas no assunto. Fale com a gente! 

 

 

 


open

Seja o primeiro a saber

Cadastre-se para ficar por dentro das novidades do blog e da agência!


Rua Alagoas - 1160 - 6º andar CEP: 30130-160
Bairro funcionários

Rua Dom Pedro II - 349 - sala 404 CEP: 90550-142
Porto Alegre - RS

31 3047.2931
contato@agenciaopen.com