Como aumentar as vendas com o Instagram para negócios


Cada vez mais as empresas criam perfis no Instagram com o objetivo de aumentar o número de fãs da marca e conseguir mais clientes. Sabendo disso, a plataforma melhorou a experiência desses usuários criando uma nova ferramenta, o Instagram for Business (Instagram para negócios) com novidades valiosas para empresas!

O Instagram foi comprado pelo fundador do Facebook, Mark Zuckerberg em 2012 e desde lá vem recebendo várias otimizações. A mais recente aconteceu em agosto desse ano (2016), a criação do Instagram for Business. Após a análise dos dados dos usuários notou-se que grande parte deles eram empresas e, portanto, precisavam de ferramentas mais específicas.

O projeto iniciou-se com uma grande pesquisa feita pela rede social, que entrevistou centenas de empresas conseguindo mapear três necessidades principais: destacar o negócio, obter insights e encontrar novos clientes.

Com isso, surgem os perfis de negócios, Insights e promoções para melhorar os resultados de qualquer marca! Veja como as novidades desses serviços podem ser úteis para sua empresa.

Acompanhe o que vai ler, ou vá direto à secção de seu interesse pelo nosso índice clicável:

Por que minha empresa precisa de um perfil de negócios no Instagram?

Instagram Business

O perfil de negócios é uma ferramenta criada para marcas que desejam ser reconhecidas como empresas, o que é fundamental para transmitir profissionalismo e confiança para o público.

Esse perfil é gratuito e oferece funcionalidades como o botão de contato personalizável. É possível configurar a forma com que o cliente entrará em contato, por meio de chamada, texto ou e-mail. Além disso, pode-se programar o botão para que o cliente possa obter direções no mapa.

Outra vantagem do Instagram para empresas são as ferramentas Insights e Promote.

Instagram insights para negócios

 

 Instagram Insights

Os insights são métricas sobre o público. Eles oferecem informações precisas a respeito dos hábitos dos seguidores. É possível ver quais são os posts com melhor desempenho, quantidade de impressões e nível do engajamento. Além disso, a função pode entregar dados mais específicos sobre os clientes, como idade, gênero, localização, horários de acesso, etc.

Com isso, a empresa pode manter um estudo de persona sempre atualizado e fiel, e criar conteúdos mais relevantes para o público alvo, atendendo melhor a suas expectativas.

Promote: promoções no Instagram

Instagram Promote

Essa ferramenta permite transformar um post com bom desempenho em um anúncio direto dentro do próprio aplicativo. Isso torna o Instagram mais eficiente para os negócios, pois permite que você se conecte com ainda mais clientes.

Ao promover um top post, um botão de ação acompanha a postagem encorajando as pessoas a interagirem, por exemplo: enviando e-mails para tirar dúvidas ou conhecer melhor a empresa. É possível selecionar um público-alvo para ser atingido pela promoção, ou deixar que os algoritmos do aplicativo o façam.

Qualquer empresa pode ter o Instagram for Business?

O perfil para negócios é voltado exclusivamente para comércios locais e empresas. Por esse motivo, para se ter acesso à ferramenta é preciso que sua companhia tenha previamente uma fan page no Facebook, com pelo menos 100 seguidores, e conectá-la a uma conta no Instagram.

A fan page no Facebook deve estar de acordo com as políticas da rede social e registrada como pessoa jurídica, para somente depois ser vinculada ao Instagram.

Vale a pena usar Instagram para empresas?

“Tudo certo, são ótimas funções, mas o Instagram for Business realmente trará algum resultado para minha empresa?”

A resposta é SIM.

O Instagram conta com mais de 500 milhões de perfis ativos, graças a isso é uma das maiores plataformas de anúncios móveis do mundo, muitos potenciais clientes estão lá.

Tradicionais empresas de diversos segmentos compartilharam seus ganhos após terem aderido a ferramenta nos cases da plataforma.

Igor Puga, VP de Integração e Inovação da DM9DDB, comentou sobre a melhora do engajamento dos fãs do Guaraná Antártica no case:

“Essa campanha rendeu bons resultados porque foi um trabalho conjunto em que conseguimos usar a plataforma de maneira pertinente. Agência, cliente e veículo uniram esforços para construir um modelo que explorasse os melhores atributos do Instagram. Com adequação da mensagem com o meio conseguimos um engajamento surpreendente dos consumidores.”

 Instagram Guaraná

Cris Duclos, da diretora de Marketing Vivo, falou sobre o resultado surpreendente da campanha que fizeram. Veja no case da Vivo compartilhado no site do Instagram:

“Para o Instagram criamos uma campanha humana e inspiradora, baseada no conceito A vida passa na velocidade 4G. Viva intensamente cada minuto -, para aumentar a lembrança em relação ao 4G da Vivo. Além dos resultados expressivos de mais de 3,3 milhões de visualizações e 32 pontos percentuais de lembrança de marca, a presença no Instagram reflete o compromisso da Vivo com o universo digital e a inovação.”

Instagram Vivo

Outra forte empresa nacional a aderir à tendência foi a Suvinil, que em seu case deu a voz à Rafael Conejo, Marketing e Brand Manager Suvinil:

“Queríamos atingir as pessoas onde quer que elas estivessem, independentemente da plataforma. […] Tivemos um aumento de 15 pontos de crescimento em lembrança de anúncio no Instagram. Consequentemente, a empresa viu o engajamento do público com a marca crescer nove vezes nesse período.”

Instagram Suvinil

Como vender mais pelo Instagram for business:

Não basta ter uma conta para empresas, sua marca deve fazer direito! Geralmente, a indicação é contratar uma segunda empresa para fazer um estudo da identidade de imagem da sua companhia.

É muito importante ter uma opinião profissional sobre as cores, fontes e layout ideais para sua empresa e seu público-alvo. Uma vez que foi feito um estudo para isso, é preciso traçar uma estratégia e segui-la, observando as métricas e mantendo a identidade visual.

Tudo isso, porém, é um trabalho mais técnico, mas a criatividade e diferenciais são muito importantes para destacar sua marca, por isso separamos 3 dicas para melhorar a efetividade do seu perfil no Instagram:

1.      Use hashtags no Instagram

A Tastemadebr é uma gigante da gastronomia online. A marca é famosa por seus curtos vídeos com uma bela apresentação que dá água na boca. Em todas as suas receitas a Tastemadebr usa hashtags com palavras-chaves ligadas ao prato.

Isso melhora a capacidade de o conteúdo ser encontrado pelos robôs do Google, aumentando e principalmente norteando o alcance. Com as hashtags no Instagram, as empresas podem atingir mais precisamente o público-alvo com um conteúdo relevante, fazendo toda a diferença para a efetividade das estratégias.

Instagram Tastemade

Outra dica é usar a hashtag da empresa para fortalecer o nome, como faz a marca de jóias Tiffany & Co:

Instagram Tiffany&Co

2.      Use fotos dos seus clientes no seu Instagram

O perfil da Starbucks no Instagram conta com mais de 12 milhões de seguidores. Comumente suas postagens chegam a mais de 5 mil comentários e 500 mil curtidas. O envolvimento dos fãs com a marca na rede social acontece principalmente por uma estratégia simples: compartilhamento do conteúdo dos clientes.

Instagram Starbucks

A Starbucks é famosa por compartilhar fotos dos seus clientes com seus produtos e até fazer campanhas com essas fotos! O resultado é visível nos números que mostram um engajamento incrível do público.

Instagram Starbucks 2

3.      Não venda somente o produto, venda um estilo de vida!

Instagram Red Bull

Alguns perfis, como o da Red Bull, não falam somente dos produtos, mas de um estilo de vida. Isso não se limita a produtos ligados a esporte ou moda, mesmo empresas como construtoras, companhias financeiras, instituições de ensino podem engajar seus fãs com posts inspiracionais.

4.      Mostre o que as pessoas não podem ver fora do Instagram

É uma construtora? Poste fotos da obra! Uma confeitaria ou confecção de roupas? Mostre o processo de produção! Uma faculdade? Fotos dos alunos em sala, professores em reuniões!

As pessoas querem saber como é o que elas, em teoria, não podem ver. Como é a cozinha do meu restaurante favorito? Como se parece o escritório da companhia financeira que me atende?

Mostrar isso ao cliente, o torna mais ligado à marca e demonstra transparência. Desse modo se aumenta o nível de intimidade e confiabilidade dos fãs da marca.

Instagram Globo

5.      Use o Stories

Essa é provavelmente a ferramenta mais interessante do Instagram. Com o Stories você pode compartilhar conteúdos por um tempo limitado de 24 horas (embora já seja possível fixar sua história por tempo indeterminado).

Ele pode ser patrocinado, incluir hashtags, direcionar para páginas e ainda conta com diversas atrações, como filtros, gifs, e funções de interação entre usuários.

É uma ótima ferramenta para dialogar com o público-alvo. Explorar essa função é essencial para se relacionar com seus clientes, veja só o quanto sua marca pode ganhar com o Stories!

Instagram Stories

6 – Marque seus produtos

É possível marcar seus produtos nas publicações para que seus clientes possam ver mais informações e valores. Além disso, ficou mais simples para seu público, que pode comprar com menos cliques!

É possível marcar até 5 produtos por publicação com uma única foto, ou vinte produtos nas publicações de álbum. Veja com detalhes como utilizar essa função!

 

Viu como o Instagram for Business pode ser de grande ajuda para sua empresa? Não fique de fora! Em um mercado competitivo, ter uma rede social a mais pode ser um diferencial relevante, e considerando a grande adesão e o poder de estratégia, o Instagram é praticamente um investimento obrigatório para alcançar o sucesso. Consulte uma equipe de profissionais e garanta uma presença de peso no mundo web!


Ramon Soares

Seja o primeiro a saber

Cadastre-se para ficar por dentro das novidades do blog e da agência!


Rua Alagoas - 1160 - 6º andar CEP: 30130-160
Bairro funcionários

31 3047.2931
contato@agenciaopen.com