Instagram Stories: engajamento e conversão para sua marca


O Stories é uma das funcionalidades mais interessantes do Instagram. Copiando descaradamente inspirando-se no Snapchat (aplicativo de mensagens baseadas em imagem, que estava com popularidade alta junto ao seu público), Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, adotou essa ferramenta para que os usuários pudessem compartilhar histórias passageiras – com duração de 24 horas.

Essa função é uma pérola para sua marca! E vamos falar de cada detalhe da ferramenta para que você possa aproveitar o Stories até a última gota.

Instagram Stories x Snapchat

snapchat x instagram

No dia 28 de março de 2017, Zuckerberg ofereceu 3 bilhões de dólares pela compra do Snapchat, mas mesmo assim a empresa do fantasminha rejeitou a proposta.

Desde então, Zuckerberg se mostrou um verdadeiro ghostbuster, ao melhor estilo Os Caça-Fantasmas, e lançou funções semelhantes às do Snapchat no Facebook (Stories), WhatsApp (Status) e Instagram (Stories).

Com o tempo, o Snapchat foi caindo em desuso e hoje está em uma situação ainda mais preocupante para a empresa. Kylie Jenner, irmã de Kim Kardashian, publicou um twitte falando que não abria mais o Snap. Essa simples publicação fez com que no dia 22/02/2018 as ações da companhia caíssem 7,2%, uma desvalorização de 1,3 bilhão de dólares.

Se não houver nada novo, é possível que em breve o Snapchat não seja um fantasma só no seu logo. :/

A partir da jogada do Zuckerberg, o Stories do Instagram se popularizou muito rapidamente entre os usuários da plataforma. Por consequência, uma boa parte do público do Snapchat migrou de vez para o Instagram e a função Stories só vem crescendo desde então.

Agora, o recurso já é um sucesso e uma ferramenta importante para as estratégias das marcas que têm presença no Instagram. A seguir, vamos mostrar como sua marca pode se beneficiar!

Vantagens e recursos do Stories para sua marca

Para uma pessoa sem familiaridade com Snapchat ou Instagram Stories, pode parecer uma desvantagem fazer uma publicação que ficará disponível por apenas 24 horas, mas não é bem assim! O alcance do Stories é privilegiado por uma série de fatores!

Posição da ferramenta

Instagram Stories posicionamento no topo da tela

O Stories tem uma posição privilegiada. Como ele não fica no feed do Instagram, não é necessário que o usuário role a página para ver a postagem. O Stories fica fixado no topo, desse modo, assim que o aplicativo é aberto, sua história estará disponível.

Por esse motivo, é muito importante saber o melhor horário de publicação, especialmente para perfis comerciais. O momento em que há o maior tráfego do seu público-alvo é o instante ideal para postar sua história.

A efemeridade e o mistério atraem

Instagram Stories na tela com sticker

Além de efêmeros, os Stories têm outro atributo interessante: não exibem o conteúdo até que o usuário clique para vê-lo. Isso instiga a curiosidade, afinal é sabido que aquele conteúdo misterioso tem um tempo limitado então é melhor clicar logo para não perder!

Além disso, muitas vezes um usuário pode estar passando por outras histórias e ser impactado pelo Stories da sua marca sem ter clicado nele.

Recursos para ser encontrado

Instagram Stories Hashtag Sticker on screan

Mais uma vantagem dessa ferramenta são os recursos que ajudam na encontrabilidade. Assim como os posts do feed, os Stories permitem a inserção de hashtags e localização.

É muito importante fazer uso desses recursos, pois com eles seu produto pode ser encontrado por pessoas que não conhecem sua marca, mas têm interesse na hashtag ou na localização que você usou.

Antes de tudo, uma interação

Como já comentamos, para que o usuário veja seu Stories ele precisa clicar no ícone, ou passar para a próxima história. Isso já é uma interação! Uma vantagem em relação a postagens convencionais no feed.

Inclusive há quem diga que a visualização do Stories pode ser considerada uma ação de engajamento.

Alto alcance

Segundo um levantamento feito pela mLabs (fevereiro, 2018), a média de visualizações dos Stories de perfis com até 10 mil seguidores é de 2,5%. Ou seja, em média, 2,5% dos seus seguidores irão ver sua história e esse é um número muito relevante!

Além disso, uma conta no Instagram business tem muitas vantagens (dê uma espiada aqui para saber como lucrar mais com essa ferramenta), uma delas é que as contas business com até 10 mil seguidores tem uma média de visualização de Stories 30% maior que os perfis pessoais.

Dinamismo nos recursos

Recursos do Instagram Stories

Os Stories são uma atração à parte nos perfis que o usam de forma criativa. Texto, emoticons, gifs, enquetes, promoções etc. são várias ferramentas a serem exploradas dentro da história.

Usar esses recursos de uma maneira envolvente melhora o engajamento do usuário e a relação dos seguidores com a marca.

Como sua marca pode lucrar com o Stories

Mais do que boas práticas, falaremos sobre boas estratégias para fazer bonito no Stories do seu Instagram. Vamos ao que interessa: as dicas essenciais para sua conta fazer crescer os números no seu feed e no seu bolso!

Se é Stories, conte uma história!

Aproveite o formato da ferramenta para contar a história da sua marca. É possível, por exemplo, fazer um vídeo de 15 segundos, ou particionar um vídeo maior para o Stories.

Fale das dificuldades que a marca enfrentou no começo de sua jornada ou das soluções que fizeram seu produto competitivo, as possibilidades são muitas, basta caprichar!

Faça uma animação, ou um vídeo com uma pessoa com boa desenvoltura para contar a narrativa. Você também pode apresentar a sua equipe ou convidar os funcionários para falarem rapidamente sobre a função deles na empresa, suas habilidades e projetos.

Convide os fãs a participar

Quanto mais engajamento melhor, então estimule-o!

Faça Stories que contenham perguntas, isso incentiva o expectador a enviar um Direct, aquela mensagem direcionada somente para você, respondendo a história. Outra dica é usar a ferramenta de enquete, as pessoas adoram participar e posteriormente você pode compartilhar o resultado com mais uma pergunta, por exemplo: “e aí, o que achou do resultado? Conta pra gente!”

Enquete sem riscos, saiba como fazer

Exemplo de adesivo de enquete Instagram Stories

Cuidado com as opções e com a pergunta. Você pode acabar tendo um resultado muito negativo por pura semântica.

Em uma enquete do tipo “você voltaria a fazer negócio conosco?” evite opções muito polarizadas como “sim“ e “não”. Imagine 20% das respostas na opção negativa, pegaria mal, não é mesmo?

Nesse caso, basta amenizar o texto: “voltaria sim!” e “talvez, tenho ressalvas”.

Dica de ouro: Transforme as respostas negativas em interações positivas. Tenha uma equipe de prontidão para entrar em contato com cada usuário que votar na opção negativa, pergunte com qual problema o cliente se deparou e faça o que puder para compensar e tornar a experiência dele positiva.

Logo em seguida publique Stories mostrando as interações com os clientes que tiveram problemas resolvidos. Mostre que você se preocupa e faz o possível para resolver as dificuldades. Dessa forma transparente e dedicada você encoraja seu público-alvo a fazer negócios com sua marca.

Fale do seu produto

Faça prévia dos lançamentos e novidades! Aproveite para lançar as notícias em primeira mão. Convide um funcionário especialista para falar do produto que será lançado, ou até um influencer que tenha relevância com sua marca – acredite, saber escolher um influencer pode ser a chave para conversões!

Aproveite também para mostrar seu produto em ação, dê destaques às soluções e vantagens que ele tem. Seja uma bicicleta ou um software, o cliente deseja ver na prática o produto que ele deseja adquirir.

Divulgue códigos promocionais

Exemplo de promoção no Stories

A efemeridade dos Stories tem mais uma vantagem, ela faz da ferramenta o formato perfeito para promoções com cupons de desconto.

Aproveite datas e momentos estratégicos para impactar um maior número de pessoas. Divulgue um código promocional na história, por 24 horas os fãs que acessarem o Stories poderão comprar seu produto com um valor diferenciado.

E aproveite para impulsionar a história!

Use o link para o seu site

Como colocar link no Stories

Dentre as ferramentas do topo da tela, a inserção de link é uma das mais interessantes. Com ela você pode inserir o link do seu site e atrair mais pessoas para ele.

Com um simples gesto de deslizar o dedo para cima, o usuário será direcionado para a página que você quiser. Basta ser criativo e chamativo para aumentar suas chances de conversão.

Quem sabe faz ao vivo

Transmissões ao vivo no Instagram são ótimas para engajar o público. A visibilidade é alta e essa ferramenta pode ser útil para diversos momentos.

Sua marca vai fazer um evento? Transmita-o em tempo real! Conte as novidades, entreviste as pessoas faça seus seguidores se sentirem presentes. Outra possibilidade, se seu produto é complexo ou gera confusão, é fazer uma transmissão ao vivo com um especialista respondendo dúvidas.

São muitas possibilidades, explore como puder!

Use o “analytics” do Stories

Ferramenta de análise do Instagram Stories

O Stories das contas business do Instagram tem uma função analítica. Nela é possível conferir informações sobre o número de impressões, alcance, toques para avançar e voltar, saídas etc. Esses dados podem ser usados como KPIs (Key Performance Indicator, ou Indicadores-Chave de Desempenho).

Como já falamos aqui no blog, é fundamental analisar os KPIs corretos para otimizar as conversões, por isso aproveite os dados dessa ferramenta para estudar o impacto da sua história.

Está vendo, são muitas possibilidades, perece realmente um aplicativo dentro de um aplicativo. Saber tirar proveito de todo o potencial do Stories é essencial para sua marca aumentar as conversões na plataforma.

Esses foram apenas alguns exemplos do que é possível realizar com o recurso, campanhas inteiras podem ser feitas apenas pelo Stories para ganhar seu público-alvo. Basta fazer um bom estudo, planejamento, e pôr a mão na massa.

Ah! E sabe quem é fera nisso? Nossa equipe, fale com a gente e vamos ajudá-lo a fazer suas redes sociais decolarem! 😀

 


Ramon Soares

Seja o primeiro a saber

Cadastre-se para ficar por dentro das novidades do blog e da agência!


Rua Alagoas - 1160 - 6º andar CEP: 30130-160
Bairro funcionários

31 3047.2931
contato@agenciaopen.com