Tendências digitais para o mundo do marketing em 2017


2017 chegou depois de um loooongo 2016, o que podemos esperar desse novo ano? Com certeza muita tecnologia aliada a estratégias de marketing digital para reaquecer o mercado!

A tecnologia avança em grandes passos e ano passado tivemos muitas novidades. Com os resultados positivos conquistados, mais investimentos e novas estratégias surgirão esse ano. Veja as principais tendências digitais de 2017:

Realidade aumentada (AR)

Tendencia digital realidade aumentada

A realidade aumentada (AR) teve grande destaque ano passado e vem ainda mais forte em 2017. Apps de decoração e arquitetura e jogos como Pokemón GO usam a tecnologia que incorporam nosso cotidiano há algum tempo, mas devem se tornar cada vez mais estratégicas para o marketing.

Usar a tecnologia para transformar a interação do usuário com o mundo de forma criativa é uma tendência para 2017. Em breve mais e mais estratégias de marketing devem incorporar a realidade aumentada para melhorar a user experience.

Chatbots

Chatbots

Os chatbots são sistemas de inteligência artificial que têm como função interagir com humanos em diversos ditos de tarefas. Eles respondem demandas, orientam usuários, tiram dúvidas, transmitem informações e conhecimento, fazem operações e transações, controlam processos, organizam e agilizam interações etc. As funções podem ser ainda mais diversas e por isso o uso dessa tecnologia tem se tornado tão frequente.

Por toda essa importância e os grandes avanços recentes na tecnologia podemos esperar novidades no serviço SAC 2.0. O sistema tem se tornado mais intuitivo e inteligente, com isso podemos esperar interações mais “humanas” e maiores versatilidade e eficiência.

Data Insight

Data insight e big data

Hoje temos uma quantidade absurda de dados disponíveis na rede. O Big Data é formado por dados estruturados e não estruturados, e sabemos que mais importante do que um grande número de informações é ter as informações certas.

Cada vez mais os algoritmos dos grandes softwares trabalham para utilizar de uma forma mais eficaz os dados estruturados. Assim, podemos esperar que informações e data insights relevantes ao marketing sejam obtidos continuamente em aplicações como Google Maps, Waze, Swarm, por exemplo.

Realidade virtual (VR)

Realidade virtual VR

Existem algumas diferenças entre a realidade aumentada e a realidade virtual (VR). A VR não promove uma interação, mas sim uma imersão no mundo virtual. Os vídeos 360° e o Oculus Rift – óculos de VR criado pela Oculus, recentemente comprada pelo Facebook – são algumas das tecnologias que estimulam o usuário a explorar o mundo virtual.

Alguns nichos do mercado têm aderido à tecnologia, com destaque para os videogames, e a tendência é que outros setores possam tirar proveito para estratégias de marketing.

Por exemplo, empresas de turismo, companhias de viagens e construtoras têm usado a tecnologia VR para levar seus clientes aos locais aspirados sem saírem dos pontos de vendas, ou mesmo sem sair de casa, por meio de apps com realidade virtual. A tendência é um aumento exponencial dessa tecnologia como estratégia esse ano.

Vídeos

video marketing

Não é nenhuma novidade que os vídeos estejam tomando conta da Internet, mas você sabe o quanto? O Brasil tem em média 70 milhões de espectadores de vídeos online e, segundo uma pesquisa realizada pelo The Guardian, em 2017 os vídeos serão responsáveis por 69% do tráfego de toda a internet mundial.

Podemos esperar cada vez mais estratégias de marketing utilizando vídeos na comunicação em social media – como vídeos para o Instagram for business por exemplo – mudando a forma de produzir conteúdo das marcas.

Data Driven Marketing

Data driven marketing

Muitos avanços em estratégias de marketing foram conquistados nos últimos anos graças às melhorias na leitura das informações disponíveis. Em 2017, o acesso e leitura do big data será mais natural e intuitivo.

Com a importância das informações, mais investimentos em tecnologias de leitura serão feitos. A tendência é que mais novidades sejam anunciadas, como os avanços da interpretação de dados e da inteligência artificial. Esperamos anúncios como a apresentação da AI Sophia, no ano passado.

Internet das coisas

Internet das coisas

Smartphones, sistemas de som, TV, segurança, computador de bordo, videogames… Cada um desses dispositivos faz conexão por tecnologias como Bluetooth, Wi-Fi, NFC entre outras. Com isso, os dispositivos são interconectados criando uma simbiose que torna a experiência de nós usuários cada vez mais completa, automatizada e complexa.

Hoje, aplicativos transformam o smartphone em controle remoto de outros aparelhos e smart TVs acionam sistemas de som. Tudo está se integrando para facilitar a experiência de usuário (UX). Podemos esperar por estratégias de marketing digital usando essa interação criando novas experiências para o consumidor.

 

Já pensou qual o motivo de tantas novidades que podem chegar ao mercado nacional? Talvez seja justamente a crise! Veja na opinião de Flávio Augusto e saiba o porquê da crise ser o ambiente “ideal” para investir na sua empresa e se destacar da concorrência.

 


Ramon Soares

Seja o primeiro a saber

Cadastre-se para ficar por dentro das novidades do blog e da agência!


Rua Alagoas - 1160 - 6º andar CEP: 30130-160
Bairro funcionários

31 3047.2931
contato@agenciaopen.com